Destemidos

Missionários como John Allen Chau e Jim Elliot, movidos pelo chamado de proclamar a glória de Deus a todas as nações, enfrentam perigos extremos para levar a mensagem de Cristo a povos não alcançados, desafiando a lógica convencional e necessitando do apoio da Igreja.

ARTIGO

7/9/20241 min read

man jumping on rock formation
man jumping on rock formation

Em 2018 o missionário americano John Allen Chau foi morto a flechadas ao tentar se aproximar de um dos povos mais isolados do mundo, a tribo Sentinela, numa ilha do litoral indiano. Esse caso ganhou repercussão mundial e reacendeu o debate sobre os limites do trabalho missionário.

Porém, independente das diversas opiniões uma que todos concordam é que Chau foi extremamente destemido em tentar cumprir seu chamado missionário. Sua história é bem semelhante ao caso de 1956 de Jim Elliot e sua equipe missionária que foram mortos pela tribo que tentaram evangelizar.

Diante de casos como esses devemos nos perguntar o que faz com estas pessoas deixem as facilidades e confortos do mundo moderno para se colocarem em situações de perigo extremo?

Creio que não há uma resposta simples, mas certamente essa atitude foge da lógica convencional das coisas. Todavia, o que sabemos é que estes missionários são movidos por textos como esse “Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos!” (Salmos 96:3). O mundo é hostil à mensagem soberana do Senhor, mas a Palavra de Deus nos chama a levarmos essa mensagem maravilhosa a todos os povos da Terra. Cumprir esta missão é algo duro e contrário ao pensamento dominante de nossos dias, mas deve ser feito pelo amor ao Senhor.

Nem todos são dotados de um chamado missionário que os leva a avançar nestes frontes mais difíceis e não alcançados, porém a Igreja deve entender que é seu dever apoiar aqueles que doam suas vidas neste propósito.

A Igreja deve avançar no mundo para levar o verdadeiro Deus que tem o poder de tirar as almas do inferno. A glória de Deus deve atingir todas as nações da Terra e para isso crentes destemidos devem enfrentar um mundo hostil à mensagem de Cristo.